História

O Projeto de extensão “Vale a Pena Viver” funciona desde 1999. É um projeto de atividade assistencial promovida pela Universidade Federal de Minas Gerais (Departamento de Fisioterapia – DFIT e Departamento de Terapia Ocupacional – DTO) em cooperação interinstitucional com a Igreja Batista do Barro Preto (IBBP) e a Associação Batista Bem Viver (ABBV). Sendo as professoras Dra Luci Fuscaldi Teixeira Salmela (DFIT) e Dra Janine Gomes Cassiano (DTO), coordenadoras do projeto.
Inicialmente, seu objetivo era oferecer atividades físicas e laborativas de forma gratuita, apenas aos indivíduos acima de 55 anos. Entretanto, devido a demanda, abriu-se a oportunidade para adultos de qualquer idade.
No histórico do Projeto “Vale a Pena Viver” (PVPV) houve a presença de outros profissionais tais como, a professora Tânia Hirochi do Departamento de Terapia Ocupacional/UFMG e os professores Dr. João Marcos Domingues Dias e Dra. Fátima Goulart do Departamento de Fisioterapia/UFMG. Também fizeram parte da história as Psicólogas voluntárias da Igreja Batista do Barro Preto, as Sras. Márcia Pagliaminuta e Andrea Espíndola, além da professora de Dança Sênior Ana Luiza Prota e a Terapeuta Ocupacional Land.
Atualmente, o PVPV conta com três voluntárias profissionais, a Sra. Patrícia Pagliaminuta, professora de Dança Circular; Márcia Cristina Custódio Ferreira e Patrícia Castro, pós-graduandas na área de Educação Física na UFMG. Também conta-se com o auxílio de acadêmicos dos cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Educação Física, sendo a maioria voluntária e dois deles bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão-UFMG.
As atividades ocorrem três vezes por semana, sendo orientadas por professores e acadêmicos de acordo com o objetivo de cada dia de forma interdisciplinar. Desta maneira, as três áreas se unem tendo em vista a promoção de saúde dos integrantes do PVPV.
Segundas e quartas- feiras o projeto conta com o programa de treinamento físico, supervisionado pela professora Dra Luci Fuscaldi Teixeira Salmela (DFIT) e acadêmicas de Fisioterapia e Educação Física com sessões de exercícios em grupo. Todas as atividades são acompanhadas por música relevante à atividade e ao interesse dos integrantes. Cada sessão consistirá de exercícios de aquecimento, atividades aeróbias, exercícios de fortalecimento muscular, de alongamento e de relaxamento. As atividades aeróbicas são graduadas de forma a elicitar 70% da freqüência cardíaca esperada para a idade, que será constantemente registrada através de monitores individuais de freqüência cardíaca.
Às sextas-feiras acontecem atividades laborativas orientadas pela professora Janine Gomes Cassiano (DTO) e acadêmicos de Terapia Ocupacional. Estas também ocorrem em grupos e tem como objetivos o treinamento da coordenação motora global, da habilidade manual, estimulação sensorial, estimulação cognitiva (memória, atenção concentração), o resgate de lembranças e situações já vivenciadas, proporcionando melhora da auto-estima, visando ainda socialização.
Além disso, podem ser realizadas palestras cujos temas são de comum acordo do grupo nos dias de realização das atividades. A cada 30 sessões ou início de cada semestre, os participantes são reavaliados, seguindo-se o mesmo protocolo, com o objetivo de avaliar os ganhos funcionais, de aptidão física e de qualidade de vida, associados com o programa.